filosofia
FACULDADE DE ODONTOLOGIA
DEPARTAMENTO DE MORFOLOGIA DISCIPLINA: BIOQUÍMICA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 01
Caracterização de
Lipídeos: Reação de saponificação
São Luís - MA
2014
Este trabalho foi realizado para a obtenção de 20% da primeira nota da disciplina de Bioquímica da Universidade Federal do Maranhão.
Professora: Selma
São Luís-MA
2014
INTRODUÇÃO
Os lipídeos biológicos são um grupo de compostos quimicamente diferentes entre si, mas têm na insolubilidade em água uma característica definidora e comum a todos. As funções biológicas dos lipídeos são tão diferentes quanto suas características químicas. As gorduras e os óleos são as principais formas de armazenagem de energia em muitos organismos.
Os lipídeos mais simples, contendo ácidos graxos, são os triagliceróis, também chamados triaglicerídeos, gorduras ou gorduras neutras. Os triagliceróis são compostos por três moléculas de ácido graxo unidos por ligação Éster a uma única molécula de glicerol.
O sabão geralmente é um resultado na reação química entre uma base forte (geralmente NaOH ou KOH) e algum ácido graxo, numa reação chamada saponificação.
MATERIAIS E MÉTODOS
Os experimentos ocorreram no laboratório de bioquímica da Universidade Federal de Maranhão, no período da tarde, horário de aula. Envolveu grupos de alunos com 6 pessoas devidamente paramentadas de jaleco e luvas de procedimento. A sequência dos testes realizado foram:
Reação de saponificação
Óleo de soja ou de girassol;
Solução etanoica de CaOH a 5%;
Solução CaCl2 a 10%;
3 tubos de ensaios
4 pipetas de vidro de 5 mL
2 pipetas de vidro de 1 mL
Estante para tubo de ensaio
Pêra de borracha
Pincha
Termômetro
Cronometro
Papel toalha
Descarte para pipetas
Agua destilada
Pipetar para um tudo de ensaio (rotulado 4A) 2mL de óleo, e 5 mL da solução de potassa