filosofia
Míriam Cristina
Texto para reflexão
-Gatinho de Cheshire (...) Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui?
- Isso depende muito de para onde quer ir - responder o Gato.
- Para mim, acho que tanto faz... - disse a menina.
- Nesse caso, qualquer caminho serve - afirmou o Gato.
- ... contanto que eu chegue a algum lugar - completou Alice, para se explicar melhor.
- Ah, mas com certeza você vai chegar, desde que caminhe bastante. - Lewis Carroll _ Alice No País das Maravilhas
René Dubos
A ciência não é um saber neutro, desinteressado, puramente intelectual, à margem de questionamento social e político acerca dos fins de suas pesquisas.
Reflexão
"É necessário conhecer a medida exata da "força plástica" de um homem. A sua capacidade que têm de assimilar o passado e encontrar em si a energia necessária para crescer, agir e criar."
Nietzsche"educador"
Senso comum & ciência
• Senso comum: conhecimento que nos ajuda a nos situarmos no cotidiano, para compreendêlo e agir sobre ele. Poderíamos dizer que tratase de um conjunto de crenças.
• Ciência: corpo de conhecimento sistematizado, experimentado e comprovado
Características distintas
• Particular: Do senso comum resulta um conhecimento particular, restrito a uma pequena parcela da realidade, a partir da qual são feitas muitas generalizações apressadas e imprecisas. • Geral: as conclusões da ciência são gerais no sentido de que não vale apenas para casos observados, e sim para todos os que a ele se assemelham. Distinção dos saberes:
• Fragmentário: o senso comum é assim devido a ausência de estabelecimento de conexões em que essas poderiam ser verificadas.
• Unificador: a ciência possui um caráter unificador, no caso Newton teria intuído a lei da gravitação universal, ao associar a queda de uma maçã à queda da Lua. Aliás, o caráter unificador desta teoria nos permite associar fenômenos díspares