filosofia
A interpretação bíblica feminista sub linha que o Testamento Cristão deixa transparecer que o movimento de Jesus era um movimento inclusivo; e, que o primeiro movimento cristão era igualm ente liderado por homens e mulheres.
Contudo, são textos produzidos a partir de uma visão androcêntrica e associados aos interesses da institucionalização da Igreja em formas cada vez mais patriarcais 14
.
A partir da visão da realidade cultural da fé, seja da experiência atual como da experiência fundante, a ênfase na compreensão do fenômeno da inculturação é colocada no diálogo intercultural, que se dá entre uma configuração da fé já inculturada e outras realidades penetradas pela fé ou não.
60 obras exclusivamente humanas. Numa pers pectiva cristã, em todas as religiões, atua a revelação salvífica que tem seu pont o culminante em Cristo. A partir dessa nova visão teológica, a inculturação inclui uma “inreligionização”
11
.
2.2.
Uma nova consciência da realidad e histórica e cultural da fé
Inicialmente, muitos discursos sobre a inculturação enfatizavam o valor antropológico e teológico das culturas, e a necessidade de encarnação do
Evangelho, mas ainda silenciavam o fato de que o Evangelho se encontra já inculturado 12
, e influenciado