filosofia
Quando eu falo a palavra “feminismo”, o que vem à sua cabeça? Se é alguma coisa ruim, esse trabalho vai servir para te fazer entender o real significado da palavra. Muita coisa que se diz sobre o feminismo não tem nada a ver com ele – e esse é o problema da desinformação. Por isso que não adianta só “ouvir falar”. É bom pesquisar, ler e se informar (e nem só em relação ao feminismo, mas a tudo nessa vida).
Mas vamos lá, começando do começo. No dicionário, o significado de feminismo é: ideologia que defende a igualdade, em todos os aspectos (social, político e econômico), entre homens e mulheres. Ou seja, feministas lutam por uma sociedade mais justa e igualitária, independente do seu gênero. Em seu discurso para a ONU, a atriz de Harry Potter, Emma Watson, afirmou que “nenhum país do mundo pode dizer ainda que alcançou igualdade de gêneros”. E não dá pra discordar.
No Brasil, isso não é diferente. O machismo mata todos os dias e vivemos em uma sociedade que o reforça desde o comercial de desodorante até à novela das 21h. Somos bombardeadas com ideais de beleza inalcançáveis e, pouco a pouco, vamos nos destruindo para alcançarmos o ideal de beleza. E sabe qual é o problema? Não percebemos isso. Quantas matérias vemos por dia em sites de fofoca afirmando que fulana está velha ou engordou? Esse tipo de conteúdo é muito nocivo, não só para as pessoas que são alvos das críticas, mas para nós mesmas.
É sempre difícil falar da evolução das mulheres, assim como é difícil defender o nosso espaço. O pensamento masculino nos torna inferior, mas hoje, nós mulheres, estamos aqui para provar o contrário.
Quantas vezes nós já ouvimos que mulheres eram o sexo frágil? Quantas vezes nós sofremos discriminação em trabalhos rotulados como "masculino"? Um exemplo: engenharia mecânica ou civil. Antigamente eu era apaixonada por engenharia, e era um sonho meu fazer este curso. Mas, conversando com um homem, mudei completamente meu ponto de vista. Sabe o que