Filosofia
1) Moral se refere ao comportamento da pessoa e ética refere a responsabilidade e personalidade.
2) Seria a luta contra a pobreza, a violência e a destruição do meio-ambiente.
3) As regras morais servem para aperfeiçoar o indivíduo
As regras jurídicas servem para facilitar o convívio social.
As regras morais não são escritas
As regras jurídicas são escritas
b) Trata-se de uma abordagem positiva do Direito. O legislador ao criar a norma jurídica, não deve levar em conta as normas morais existentes. O jurista ao interpretar o Direito não deve considerar a moral, deve interessar-se apenas pelas normas do sistema jurídico.
c)
4) A Consciência de si mesmo ou auto consciência dá ao ser humano a capacidade de julgar ações e de escolher, dentre as circunstâncias possíveis seu próprio caminho na vida.
A esta característica peculiar que o ser humano tem de julgar suas próprias ações, decidindo se elas são boas ou más, damos o nome de Consciência Moral. Já a possibilidade que o homem tem de escolher seu caminho na vida e construir sua própria história damos o nome de Liberdade
5)
6) A virtude é habituar-se à prática do saudável, daquilo que proporciona prazer e faz bem. Enquanto o vício é danoso e só causa mal. Exemplo: Virtude; Práticas diárias saudáveis e sociáveis tornam a vida de todos mais proveitosas e benéficas, como ler, ouvir boas músicas e se alimenta sem pressa. Vicio: Viciadas são todas aquelas que vivem a desrespeitar as condições básicas do bom-viver. Quem usa drogas, quem fere o próximo ou quem ingere álcool exageradamente.
7) paz; infração
8)