filosofia
A obesidade infantil está diretamente ligada a infância , pois é nesta fase principalmente entre os dois e três anos que se adquire a maior parte das células adiposas ,sendo assim pessoas que apresentam excesso de peso na infância tendem a ser mais obesas na vida adulta . A vida moderna se encarrega de originar outras causas como ,por exemplo a necessidade por economia e praticidade de consumir alimentos industrializados ,contendo conservantes que a mídia se encarrega de torna-los essenciais ,favorecendo substituições errôneas ou não recomendáveis á comida caseira. Nos últimos estudos sobre obesidade infantil ,a literatura tem privilegiados as complicações clinicas ,entre tanto a obesidade infantil e juvenil acompanha –se e transtornos que comprometem as áreas psicossociais , pois por trás da obesidade infantil ,pode estar ocorrendo distúrbios psicológicos .
O sofrimento emocional pode ser uma das partes mais dolorosas da obesidade , o fato de estar gordo ou magro está ligado o que a mídia vende totalmente sem compromisso com a saúde o que é prioridade . A família pode impedir o organismo da criança de aprender instintivamente comer conforme suas necessidade ,o alimento é a solução para todos os conflitos . Na sociedade o obeso sofre com todas suas limitações recheadas de preconceito , os pais pecam quando correm para atender as crianças não permitindo que ela entra em contato com a falta. Uma criança de três e quatro anos com sobrepeso é considerado como fofinha, quando chega na adolescência os quilos a mais tornam –se uma dificuldade interna ,e muitos sofrem com depressão e a baixa auto estima .
Para a compreensão das causas e consequência da obesidade infantil ,foi realizada uma entrevista semi – estruturada com a família ( representada na maioria das vezes pela mãe ) E com