Filosofia
Naturalismo é o nome que se dá a uma doutrina filosófica e a gêneros artísticos na literatura e nas artes plásticas. Filosoficamente, o naturalismo é uma teoria que relaciona os métodos científicos à filosofia ao afirmar que todos os seres e eventos no universo são naturais e que todo o conhecimento sobre o universo advém da investigação científica. Para o naturalismo a natureza é em princípio completamente conhecível, pois ela apresenta uma regularidade, uma unidade e uma perfeição que resultam em leis objetivas que podem ser decifradas através do conhecimento científico. O naturalismo nega a existência de esferas metafísicas ou transcendentais. Na literatura, o naturalismo foi um movimento literário que radicalizou o realismo ao defender que os comportamentos dos indivíduos são determinados pela hereditariedade e pelo ambiente em que vivem. Nas artes plásticas, naturalismo ou arte naturalista são termos que designam as obras de arte que reproduzem com fidelidade as coisas da natureza a partir da interpretação do artista.
Para além da filosofia, o naturalismo é um movimento artístico e estético que se encarrega de reproduzir as produções da natureza. Teve particular importância na literatura do século XIX, a partir do seguimento dos métodos da ciência experimental.
Naturalismo, comumente conhecido como materialismo, é um paradigma filosófico pelo qual tudo pode ser explicado em termos de causas naturais. A matéria física é a única realidade - tudo pode ser explicado em termos de matéria e fenômenos físicos. O naturalismo, por definição, exclui qualquer atividade ou Agente Sobrenatural. Assim, o naturalismo é o ateísmo. A exclusão de Deus por parte do naturalismo exige o relativismo moral. Os filósofos concordam, sem Deus não existe um padrão universal de conduta moral. - See more at: http://www.allaboutphilosophy.org/portuguese/naturalismo.htm#sthash.t0PPKRZe.dpuf