Filosofia
Trabalho de Filosofia
Tema: Maquiavel , Hobbes , Roussoul , Locke na vida política
Índice
Introdução 3
Maquiavel 4
Hobbes 6
Roussoul 8
Locke 10
Conclusão 12
Referencias Bibliográficas 13
Introdução
O trabalho consiste em conceituar o Estado para os pensadores Maquiavel, John Locke, Montesquieu, Rousseau. O Estado nação seria a realização mais completa para se manter a sociedade estável. Estando o homem no estado de natureza e nesse estado todas as pessoas podem tudo e o fazem gera um estado de guerra. Diferentemente de Rousseau e Locke que falam que os homens naturalmente são bons. O Estado seria a única forma de organização político econômico, e com autonomia soberana. Alguns defendiam uma soberania liberal, com participação do povo, já para os outros essa soberania tinha que ser absoluta através de um governante que pode ser um homem ou assembleia de homens, onde o povo não participa diretamente. Para Maquiavel e Hobbes o povo tem que obedecer ao poder soberano, através de um principado (para Maquiavel), ou por um governo soberano onde o povo e o governo formam uma pessoa só (para Hobbes).
Para Maquiavel o Estado tem que ser real, ou seja, é preciso ver e examinar a realidade do jeito que ela é e não como gostaríamos que fosse. Maquiavel acredita também que o Estado precisa passar por ciclos de estabilidades e caos, mas a ordem precisa imperar.
Para Hobbes o Estado e/ou sociedade se dá através de um contrato que assim estabeleciam as regras de convívio social e de subordinação política, sem isso os homens viveriam naturalmente sem poder e sem