filosofia
Disciplina: Filosofia
Prof.:
José Adir Lins Machado
Aula:
Ética contemporânea
AULA ATIVIDADE
Objetivo da atividade:
- Estabelecer relação entre as correntes éticas atuais e a exploração e o sofrimento humanos.
Orientações
Caro aluno,
Seguindo orientações da sua tutoria leia o texto “Massilon e as mortes do homem” e siga as instruções por ele repassadas.
MASSILON E AS MORTES DO HOMEM
Publicado na Folha de S. Paulo, sábado, 25 de março de 1978.
[...]
Pior do que morrer, é matar. Matar-se a si mesmo ou aos outros. O homem mata seu semelhante toda vez que comete contra ele uma injustiça. O senhor que não paga ao seu servidor o salário que ele merece e de que precisa para o seu sustento e para o sustento de seus filhos, está matando, cada dia, o servidor injustiçado. O juiz que não contempla o acusado com a sentença correta, ditada pela justiça, mas pelo ódio ou pela subserviência aos poderosos, está matando àquele que chega ao seu tribunal com fome e sede de justiça. O governante que não dá aos seus súditos a liberdade de reclamar os seus direitos, também os mata nalguma parte de seu ser.
UNOPAR VIRTUAL
SERVIÇO SOCIAL
Nem se fale daqueles que, encarregados de exercer o poder do rei sobre o povo, arrastam um pobre ao cárcere pelo imposto extorsivo que não pode pagar.
E, pior do que isto: trancam nas masmorras os homens livres que desejam ver o povo esclarecido sobre as coisas do reino, que não é propriedade dos tiranos e dos déspotas, nem mesmo dos governos honrados, mas de todas as gentes que vivem em sociedade na mesma nação.
Depois de Deus, ninguém exerce mais assiduamente o poder de morte sobre os homens do que os governos. Mas enquanto Deus toma a vida terrena do homem, para premiá-lo com outra vida melhor, os governantes que a arrebatam aos seus súditos, não lhes dão nada em troca, nem pior, nem de melhor.
E não dão, porque, tirando a vida ao homem, não dispõem de qualquer bem que compense tão