filosofia
A filosofia pré-socrático afirma que , embora a Physis seja imperecível, ela dá origem a todos os seres infinitamente variados e diferentes do mundo, seres que, ao contrário do princípio gerador, são perecíveis ou mortais.
Afirma que todos os seres, além de serem gerados e de serem mortais, são seres em continua formação, mudando de qualidade “(por exemplo, o branco amarela, acinzenta, embranquece; o negro acinzenta, embranquece;; o novo envelhece; o quente esfria; o frio esquenta; o seco fica úmido ; o úmido seca; o dia se torna noite; a noite se torna dia; a primavera cede lugar ao verão, que cede lugar ao outono, que cede lugar ao inverno; o saudável adoece; o doente se cura; a criança cresce; a árvore vem de sementes e produz sementes, etc...) e mudando de quantidade ( o pequeno cresce e fica grande; o grande diminui e ficaa pequeno; o longe fica perto se eu for até ele, ou se as coisas distantes chegarem até mim, um rio aumenta de volume na cheia e diminui na seca,etc...). Portanto o mundo está em mudança continua, sem por isso perder sua forma, sua ordem e sua estabilidade.”A mudança – nascer, morrer, mudar de qualidade – chama-se movimento e o mundo está em movimento permanente.
O movimento do mundo segue leis rigorosas que o pensamento conhece. Essas leis são as que mostram que toda mudança é passagem de um estado ao seu contrário: “dia-noite, claro-escuro, quente-frio, seco-umido, novo-velho, pequeno-grande, bom-mau, cheio-vazio, um - muitos, etc.., e também no sentido inverso, noite-dia, escuro-claro, frio-quente, muitos-um, etc.” A passagem