filosofia
SUMÁRIO
1. O que é liberdade para Jean-Paul Sartre?
2. Quais as principais afirmações do Tractatus que serão rejeitadas por Wittgenstein nas suas Investigações Filosóficas?
3. Como a modernidade filosófica permitiu, segundo Hannah Arendt, a ascensão dos regimes totalitários?
O que é liberdade para Jean-Paul Sartre?
Sartre propôs e defendeu a soberania da subjetividade humana, que permite ao homem escolher a cada passo o seu caminho. O indivíduo é livre. Ele não apenas tem liberdade, mas é liberdade.
Sartre entende que o individuo nasce e depois cria a sua essência ao longo do tempo através de suas experiências de vida, suas escolhas, influencia do meio e etc...
Acreditava na inexistência de um Deus que vive a nos indicar caminhos e valores faz com que nada fora de nós legitime nosso comportamento. Nós construímos tudo: até mesmo os nossos valores, regras e imposições.
Quais as principais afirmações do Tractatus que serão rejeitadas por Wittgenstein nas suas Investigações Filosóficas?
A imagem da essência da linguagem: se comparada a uma caixa de ferramentas, a linguagem é uma caixa composta por palavras, suas ferramentas. Não há nenhuma essência por detrás das palavras, as ferramentas. As palavras na linguagem funcionam como ferramentas para definir um objeto. Não se pretende encontrar, assim, na linguagem uma essência. O uso da linguagem passa a ser uma convenção social para definir os objetos do mundo real que nos circundam. (Tractatus define que uma palavra serve apenas para descrever um determinado objeto ou cenário. Wittgentein acredita que as palavras servem para descrever determinado objeto mas também a sua essência, o que a por trás de determinada situação de forma que isso não seja uma coisa imutável)
A principal função da linguagem é a descrição do mundo: essa ideia o levou a