filosofia
Uma pessoa realista é aquela que antes de julgar algo sem realmente conhecer a fundo o assunto, é aquela que procura observar o objeto afim de buscar a verdade e não assumir conceitos precipitados a essa determinada coisa.
INVESTIGAÇÃO EXISTENCIAL
Devemos partir de uma reflexão diante de nossas próprias experiências ao invés de nós basearmos em pensadores famosos ou pessoas de distaque da mídia, devemos nos avaliar primeiro para depois poder compararar os resultados obtidos com a opnião de filósofos, pscicólogos, etc...
EXPERIÊNCIA
Consiste em aprender com o que você fez ou provou, sobretudo avaliar, por exemplo: um cientista no laboratório não basta ele misturar duas substâncias para conhecer a reação que aconteceria, ele tem que observar, avaliar e procurar compreender o que aconteceu. Experiência coincide, sobretudo, com a avaliação daquilo que se prova.
EXPERIÊNCIA ELEMENTAR
Consiste em um conjunto de exigências que servem de critério de avaliação de tudo o que fazemos ou encontramos. Às exigências estruturais do homem podem ser dados muitos nomes (exigência de felicidade, verdade, beleza, justiça etc) e são elas que nos põem em movimento, pois tudo o que fazemos e desejamos dependem delas. É esta marca interior que os homens têm em comum uns com os outros: para além das inúmeras diferenças culturais, de temperamento e gosto, todo ser humano possui esta experiência elementar que, traduzida e vivida das mais diversas maneiras, é substancialmente a mesma para todos nós. Todo ser humano, pelo simples fato de existir, afirma, ainda que inconscientemente, um desejo de felicidade, beleza, justiça, verdade...
SUBJETIVIDADE
Como foi justamente afirmado, a sociedade moderna aprisionou-se numa opção sem saídas: bem-estar pleno ou a morte. Ou, em outras palavras, já não somos suficientemente fortes para suportar as tensões intermediárias.
De fato, impressiona-me cada vez mais a incapacidade de tantos, principalmente dos jovens (mas não só deles...),