filosofia
PROBLEMAS MORAIS E PROBLEMAS ETICOS ADOLFO EXPLICA AS RELAÇÕES COTIDIANAS DOS INDIVIDUOS ENTRE SI, SEGUNDO ELE SURGEM CONTINUAMENTE PROBLEMAS E ELE DÁ ALGUNS EXEMPLOS COMO : O DEVER DE CUMPRIR PROMESSAS QUE SENDO CUMPRIDS PODEM LHE CAUSAR PREJUIZOS, O RECEIO , O DEVER DE DIZER SEMPRE A VERDADE OU EM ALGUMAS OCASIOES PODER MENTIR QUANDO PRECISAR. EM TODOS ESSES CASOS TRATA-SE DE PROBLEMAS PRÁTICOS,ISTO É , DE PROBLEMAS QUE SE APRENSENTAMNAS RELAÇOES EFETIVAS , REAIS ENTRE INDIVIDUOS OU QUANDO SE JULGAM CERTAS DECISÕES E AÇÕES DOS MESMOS . EM SITUAÇOES COMO ESTAS ONDE OS INDIVIDUOS SE DEFRONTAM COM A NECESSIDADE DE PAUTAR O SEU COMPORTAMENTO POR NORMAS QUE SE JULGAM MAIS APROPRIADAS OU MAIS “DIGNAS” DE SER CUMPRIDAS.
ESTAS NORMAS SÃO ACEITAS INTIMAMENTE E RECONHECIDAS COMO OBRIGATÓRIAS E ASSIM OS INDIVIDUOS COMPREENDEM QUE TEM O DEVER DE AGIR DESTA OU DAQUELA MANEIRA . NESTES CASOS DIZEMOS QUE O HOMEM AGE MORALMENTE . ELE DIZ QUE ESSE COMPORTAMENTO É RESULTADO DE UMA DECISÃO REFLETIDA , E POR ISSO NÃO É PURAMENTE ESPONTANEA OU NATURAL ,OS OUTROS JULGAM ,DE ACORDO TAMBÉM COM NORMAS ESTABELECIDAS , E FORMULAM JUIZOS COMO OS SEGUINTES : X AGIU BEM MENTINDO NAQUELAS CIRCUNSTANCIAS ; Z DEVIA DENUNCIAR O SEU AMIGO TRAIDOR ETC . E ASSIMM TEMOS POIS DE UM LADO ATOS E COMPORTAMENTOS QUE CHAMAMOS MORAIS E DO OUTRO JUIZO
ASSIM POR EXEMPLO O JUIZO ‘DEVIA DENUNCIAR O SEU AMIGO TRAIDOR “ PRESSUPOE A NORMA “ OS INTERESSES DA PATRIA DEVEM SER POSTOS ACIMA DOS DA AMIZADE. E ASSIM QUE SE VEEEM OS PROBLEMAS PRATICOS MORAIS E ETICOS E A DIFERENÇA DOS PROBLEMAS PRATICOS –MORAIS E ETICOS SÃO CARACTERIZADO PELA SUA GENERALIDADE. NA MORAL SE UMA DETERMINADA PESSOA ENCONTRA SE EMFRENTANDO UMA SITUAÇÃO ,DEVERA RESOLVER POR SI MESMO ,COM A AJUDA DE UMA NORMA QUE RECONHECE E ACEITE INTIMANENTE O PROBLEMA DE COMO AGIR DE MANEIRA A QUE SUA AÇÃO POSSA SER BOA ISTO É MORALMENTE VALIOSA .
JÁ NA ETICA