filosofia
1- Explique as razões que motivaram a igreja a rejeitar a filosofia no inicio da idade média.
A igreja não aceitava à interferência e nem a participação de filósofos, pois a igreja na época era considerada um poder de grande influência para todos, e não se questiona e nem se fundamenta a religião. Se a filosofia fosse introduzida iria criar uma grande divergência, pois a filosofia nos faz pensar e refletir. E como estar escrito na Bíblia em 1 Coríntios, “Destruirei a sabedoria dos sábios e acabarei com o conhecimento dos instruídos”. Pois devemos anunciar o evangelho sem a linguagem da sabedoria humana. A sabedoria vinha apenas de Deus.
2- Como Agostinho cristianiza a filosofia de Platão?
Na idade média Agostinho propõe a conciliação entre a fé e a razão, ele buscava na filosofia de Platão os elementos necessários para conciliar a igreja e os ensinamentos filosóficos. Santo Agostinho começou a cristianizar o pensamento de Platão.
Alegoria da Caverna
Platão – mundo sensível, mundo do pecado. No mito, o prisioneiro seria o Platão que acreditava apenas em imagens criadas pela cultura, conceitos e informações que recebeu durante a vida. A caverna simboliza o mundo, e só é possível sair dele quando é libertado, ou seja quando sai da caverna.
Agostinho – mundo inteligível, no reino de Deus. O mundo fora da caverna é o mundo real, o reino de Deus, onde estão as coisas boas, sem ignorância, justo e com sabedoria.
3- Defina patrística;
Nome dado à filosofia cristã nos primeiros séculos, foi elaborada pelos Pais da Igreja e pelos escritores escolásticos, foi uma elaboração das doutrinas da verdade de fé do Cristianismo e na sua defesa contra os ataques dos "pagãos" e contra as heresias. De um lado procurava interpretar o Cristianismo mediante os conceitos tomados da filosofia grega, do outro ao significado que esta última dá ao