filosofia
CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA
Vinicius Emmanuel Oliveira Nunes
Elielza dos Reis Mendes
Ivana Oliveira
TEMA:
O CRESCIMENTO DA VIOLÊNCIA NO BAIRRO DO CRUZEIRO SERRINHA/BA
SERRINHA 2014
INTRODUÇÃO
A violência é hoje parte do nosso cotidiano de maneira direta ou indireta, diretamente, somos expostos a todo tipo de informação alusiva a atos de violação a integridade física, psicológica e moral de outros seres humanos por meio dos noticiários televisivos de média impressa, do cinema, das series policiais e da própria realidade a nossa volta somos testemunhas de atos violentos.
Conhecemos pessoas que foram vitimas e também agressoras, ou somos nós próprios vitimas ou responsável por ações que deixam sequelas físicas e psicológicas. Por essa razão, tratar do tema violência envolve sempre um risco da sua banalização e do uso do senso comum. Pensar o problema de maneira sociológica requer, antes de tudo adotar um distanciamento apropriado procurando analisa-lo um enfoque objetivo.
A violência pode ser entendida como a ação de um individuo ou grupo contra uma ou mais pessoas a fim de causar danos. Essa violência pode ser direta, quando atinge imediatamente o corpo da pessoa que a sofre, ou indireta, quando se dar por meio por meio da alteração do ambiente no qual ela se encontra, ou anda, quando se retiram, destroem ou danificam os recursos matérias, tanto a forma indireta prejudica a pessoas ou a grupo alvo da violência. Além disso, existe violência quando a ação causa constrangimento não apenas físicos, mas também psicólogos e morais. Incluir a violência simbólica, que não causa morte física, mas atenta contra as crenças a cultura e a própria identidade dos indivíduos que dela são vitimas. Concluindo atende-se como violência tudo aquilo que não é