Filosofia
PEDRO HENRIQUE N26
WESLEI MOURA N 34
3 F
JOGOS E BRINCADEIRAS
A Influência dos Jogos Eletrônicos sobre o Comportamento Humano
Como se tornou presente à utilização de jogos eletrônicos no cotidiano, principalmente de crianças e adolescentes, é importante que se estude qual as consequências e reflexões que esses jogos podem designar sobre o desenvolvimento das pessoas em geral. Com a identificação de supostas alterações de comportamentos decorrentes do uso de jogos eletrônicos pode-se propor medidas para a prevenção e acompanhamento dos usuários com o intuito de preservar um bom estado de saúde dessa população.
Uma das formas mais convencionais de praticar o jogo em equipamentos eletrônicos é através do uso de videogames. O primeiro videogame conhecido foi criado na década de 50. Desde então, esse entretenimento tem passado por várias modificações e melhoras: de um jogo monocromático em 2D, a uma computação gráfica próxima ao real e consoles dotados de acelerômetros.
As crianças nascidas depois dos anos 80 cresceram em um mundo onde os videogames eram a forma mais interessante de entretenimento existente. Inúmeras pesquisas foram realizadas para determinar possíveis distúrbios no comportamento humano devido a este hábito. Dentre as pesquisas citadas neste projeto, destacam-se as sobre jogos e violência, dependência, consequências e vantagens cognitivas. Jogos e Brincadeiras Populares
A importância pedagógica dos jogos populares é hoje um dos fenômenos mais estudados pela Educação Física. E não é difícil compreender essa necessidade diante dos argumentos que sustentam o objeto de investigação da Educação Física. A cultura corporal envolve as relações corpo-sociedade e remete essas discussões ao papel da disciplina na escola.
Sendo a escola um local onde as tensões sociais devem ser problematizadas, é de se esperar que ela debata e reconheça os ritmos próprios e linguagens expostos pelos sujeitos, porquanto são as