filosofia
MARÍLIA/SP
PEDAGOGIA - EAD
Fundamentos Filosóficos da Educação
Os Aspectos de Abrangem a Filosofia como Ciência Aplicada na Educação
Ao fazer uma análise da figura e do texto sugerido é possível entender o quanto é importante a disciplina de Filosofia, e da dificuldade de ser compreendida no ensino. Isso se dá por conta da diferença presente na filosofia das demais ciências, já que, apresenta poucos resultados consensuais, e a grande maioria de suas questões e problemas não apresenta resposta ou fica em aberto.
Ensinar filosofia, ao que o artigo analisou, tem sido baseado na história da filosofia, historicismo e o enciclopedismo, mas a filosofia em si exige do aluno o estudo da questão, a leitura de textos e opiniões de vários filósofos sobre o assunto, e deve ser interpelado quanto à discutir e expressar sua opinião crítica sobre o assunto. O objetivo central de tal prática é ensinar o aluno a filosofar, isso cria no seu íntimo uma visão mais ampla dos assuntos e acontecimentos, fazendo com que ele busque mais informações e os leve a ponderar com mais sabedoria sobre os problemas. Por essa diferença, a filosofia se torna, tão pouco atraente para as instituições de ensino já que não é possível avaliar o aluno, pelo simples método de prova e questões, e sim seu desempenho como um todo dentro da sala.
As escolas parecem não estar preparadas para acolher esse tipo de aluno.
Também vale dizer que manter uma matéria em seu curiculum, que diverge das demais por não ter metodologias empíricas.Seu caráter a priori não agrada muito e quando aplicada é de uma maneira engessada, sem abrir lacunas para discussão e abordagem direta do aluno.
Educação no Século XXI & Desigualdades Segundo várias pesquisas, é possível perceber como a educação no Brasil, sofreu