Filosofia
b) Séculos XIX e XVI;
c) Séculos XVI e XIX;
d) Século XVIII e XIX;
2) São características da educação jesuítica no Brasil Colonial: a) No início do ensino de Filosofia, predominavam as ideias aristotélica-tomistas.
b) Ao expulsar os jesuítas, Pombal conseguiu eliminar a influência aristotélica-tomistas no ensino de Filosofia. c) Com a expulsão dos jesuítas, o ecletismo cousiniano e o Iluminismo Cristão passam a influenciar o pensamento filosófico no Brasil. d) As questões a e c estão corretas.
3) É falso afirmar que: a) Nas décadas de 20 e 30 do século passado, enquanto a Filosofia era bem quista tanto pelos governantes, quanto pelos oposicionistas, a Sociologia enfrentava a oposição dos religiosos e neotomistas. b) A criação da Universidade de São Paulo (USP) e da Escola Livre de Sociologia foi o resultado das reformas educacionais implantadas pelo governo revolucionário de Getúlio Vargas. c) A missão francesa que veio por ocasião da criação da Universidade de São Paulo (USP) e da Escola Livre de Sociologia não só contribuiu para a formação da elite paulistana, como também modificou o jeito de ensinar e fazer Filosofia no Brasil. d) As alternativas a e b são falsas.
4) Na Lei 9394/96, o ensino de Filosofia e Sociologia na Educação Básica foram considerados: a) Desnecessários para uma formação para a cidadania.
b) As alternativas a e c estão incorretas.
c) Conteúdos fundamentais para uma formação cidadã, que deveriam ser trabalhados de maneira interdisciplinar e transversal. d) Disciplinas obrigatórias tanto no Ensino Médio, quanto no Ensino