Filosofia
Política: Platão era racionalista e idealista, sendo sua teoria política totalmente utópica (não existe), para ele existe uma cidade ideal chamada Calipólis. A polis era o lugar onde os gregos se reunião para discutir a política e interesses da cidade da Grécia (Atenas). Platão também diz que o ideal da história é cíclico porque tudo que já aconteceu uma vez ira acontecer de novo. Ele era contra a democracia grega e com isso escreveu um novo ideal democrático (utópico). OBS. – Democracia -> Governo dos mais pobres; Demagogia -> Conduz o povo; Tirania -> Uso da violência e Aristocracia -> Governo dos mais sábios, assim considerada a melhor forma de governo porque quem manda é os sábios. Sofocracia: Governo dos reis filósofos.
Aristóteles é quem fala do animal político que tem o dom da fala (zoompoliticon), ele só cumpre a sua essência quando interagem com os outros seres. É ele quem afirma a hipótese de Platão sobre a Aristocracia da Inteligência governada pelos mais sábios. Mas é ele quem começa com o Projeto Político Educacional, que retira os filhos homens de casa aos sete anos de idade para dali em diante receberem a mesma educação e definir suas almas. OBS. – Meritocracia -> condições igual para todos (a política de Platão é baseada na Meritocracia).
Segundo Platão as almas são de bronze – Se tornaria um Artesão, Comerciante ou Agricultor da Calipolis. Prata – Guerreiro ou guarda da Calipolis. Ouro – Eram aqueles que estudariam até os 50 anos para se tornarem verdadeiros filósofos. Depois faziam um teste para se tornarem Reis Filósofos (Sofocracia). Para Platão os sentidos eram enganadores ele só seguia a razão, por isso racionalista. É ele também quem opera com o conceito de dois mundos o Inteligível e o Sensível. Inteligível o mundo terrestre. Sensível o mundo das ideias.
Bronze: Concupiscível
Prata: Irascível
Ouro: Racionalista
Aristóteles ao contrário de Platão é empirista (sentidos) e realista, ele acredita no