Filosofia
Necessidade significa que não há lugar para a liberdade, porque o curso das coisas e de nossas vidas já está fixado, sem que nele possamos intervir.
Liberdade significa a ausência de oposição. Necessidade ou fatalidade significa que não há lugar para a liberdade por isso ela acaba excluindo a liberdade pelo falo da necessidade já ter fixado as nossas vidas sem que possamos intervir.
2-Explique a oposição entre contingência e liberdade. Por que a contingência ou o acaso parece excluir a liberdade?
Contingência ou acaso significam que a realidade é imprescindível e mutável impossibilitando deliberação de decisão racionais definidoras de liberdade.
Liberdade significa a ausência de oposição. Contingência ou o acaso parece excluir a liberdade porque a liberdade deve ser conquistada.
3-Formule com suas palavras um exemplo em que a necessidade parece impedir a liberdade?
Eu não escolhi vir morar neste pais, neste determinado estado, nesta cidade, com essa clima frio, mais como moro com meus pais tenho que obedece-los.
4-Formule com suas palavras um exemplo em que a contingência ou acaso parece impedir a liberdade?
Quando eu me mudei para este pais fiquei muito doente, pois peguei uma pneumonia devido ao clima frio, se eu tivesse ficado em meu pais de origem isso não teria acontecido pois lá não faz frio, e eu estava acostumado com o clima quente.
5-Explique porque nem a necessidade nem a contingência impedem realmente a liberdade?
Porque há sim lugar para a liberdade, e que nos podemos intervir no curso de nossas vidas, basta nos querermos, porque nem tudo nas nossas vidas acontece por acaso.
6-Explique a concepção aristotélica de liberdade.
É livre aquele que tem em si mesmo o principio para agir ou não agir, aquele que é causa interna de sua ação ou da decisão de não agir. A liberdade é concebida como o poder pleno e