filosofia
Capítulo 22 – Direitos humanos.
Questão 09:
Escreva com suas palavras qual foi a conclusão de Flávia Piovesan sobre os 75 casos de violação de direitos humanos que foram levados à Comissão Interamericana de direitos Humanos (CIDH).
É importante compreender que os poucos dados de violação dos direitos humanos entre a população pobre durante a ditadura militar e o aumento após o fim daquele regime não significam que a classe média estava mais sujeita à violação dos direitos humanos. Por seus integrantes serem pessoas mais esclarecidas, conseguiam tornar os desmandos conhecidos por meio das organizações internacionais.
Questão 10:
Explique qual é a importância do conceito de prudência (phónesis) para os gregos.
A prudência (phrónesis) para os gregos era uma qualidade moral necessária ao exercício da atividade filosófica e política. Era uma sabedoria pratica por meio da qual se ponderam os discursos contrários para discernir entre o certo e o errado, o justo e o injusto.
Questão 11:
Sob que aspecto o conceito de prudência adquiriu outras nuanças(sentido) na Idade Média?
Diferentemente dos gregos, que buscavam o justo na ordem natural do cosmos, os juristas medievais harmonizavam as leis positivas às verdades religiosas, porque o direito natural era transcendente.
Questão 12:
O que mudou no conceito de poder, a partir da modernidade?
O poder dessacralizou-se, e com a autonomia da política (iniciada por Maquiavel e depois desenvolvida por Hobbes), tanto o Estado como o direito passaram a ser entendidos como uma construção artificial que visa assegurar a segurança e as propriedades.
Questão 13:
Qual foi a importância dos códigos do século XIX, para os Direitos Humanos?
Os códigos estabeleceram a autonomia dos três poderes e a participação dos cidadãos. Com o advento dos códigos, o jurista não mais se baseia em um vago direito natural e pode contar com o rigor técnico para