filosofia
Vive-se hoje sob a influencia de novas tecnologias, de novas técnicas e descobertas científicas sofisticadas e em crescente sofisticação. Neste aspecto, a informática e a engenharia genética são exemplares.
A cada nova descoberta no campo técnico científico, as relações entre o homem,e a máquina e a natureza são passíveis de transformação.
O mundo contemporâneo traduz-se numa situação paradoxal: o novo convive com os conceitos e valores tradicionais, nem sempre capazes de explicá-lo e de compreendê-lo.
O real, de simples, tornou-se complexo.
A vida passou a ser valorizada em termos do prático, do interesse, da necessidade.
O efêmero e o útil determinam a conduta humana em meio às guerras, às crises econômico-sociais, às doenças, às misérias e aos desastres ecológicos.
Neste contexto, como encontrar um lugar para a reflexão filosófica?
É possível, face à perplexidade e à complexidade do mundo contemporâneo, haver lugar para a Filosofia, entendida como um saber desinteressado, desvinculado da vida prática e imediata e definido como a busca de sabedoria? Pode a Filosofia, na atualidade, dar respostas as questões colocadas pelos avanços tecnico-científicos, pelas guerras, pela miséria, pela pobreza?
Definir a Filosofia como a busca de sabedoria não é um ideal caduco nos dias atuais? Neste sentido, a Filosofia, procurando responder às questões próprias deste tempo, instala-se nas academias, nas ruas, nos cafés, na praça pública, nos cursos particulares, nas conferências, nos livros, nos best-sellers.
Nos dias atuais, a era da Filosofia se mescla à época da ciência e da técnica e sua busca pela sabedoria se traduz num saber profundamente interessado no caminho, na existência do homem, constituindo-se significativamente em liberdade e em criação. O Desejo da Filosofia e as Novas Maneiras de Pensar Interessante é refletir sobre a existência de novas maneiras de pensar,