filosofia
1) Explique o que significa afirmar que o homem é um ser moral.
Diz-se que um homem é um ser moral pois deve obedecer às regras para poder ter um bom convívio em sociedade.
2) Diferencie prática moral e teoria moral.
Teoria moral é aquela que é apenas dita, praticada teoricamente ao contrário da prática moral, onde a teoria é realizada, atos são feitos.
3) Qual a diferença entre o problema prático moral e o problema teórico ético?
Problema prático moral: Decidir e agir numa situação concreta.
Problema teórico ético: Explica, esclarecer ou investigar uma determinada realidade, elaborando os conceitos correspondentes.
4) Qual a função da ética?
Tem função de aspirar a racionalidade e objetividade mais completas e, ao mesmo tempo, deve proporcionar conhecimentos sistemáticos, metódicos e, no limite do possível, comprováveis.
5) Pode-se dizer que a ética é um conhecimento científico?
Sim, pois, enquanto conhecimento científico, a ética deve aspirar a racionalidade e a objetividade mais completas, e ao mesmo tempo, deve proporcionar conhecimentos sistemáticos, metódicos e, no limite do possível, comprováveis. A ética é a ciência da moral, isto é, de uma esfera do comportamento humano. Não se deve confundir a teoria com seu objetivo: o mundo moral. As proposições da ética devem ter o mesmo rigor, a mesma coerência e fundamentação das proposições científicas.
6) Qual é o objeto de estudo da ética?
A ética apresenta-se com um objeto específico, que se pretende estudar cientificamente. Um código moral, ou um sistema de normas, não é ciência, mas pode ser explicado cientificamente, seja qual for o seu caráter ou as necessidades sociais as quais correspondam. A ética tende a estudar um tipo de fenômeno que se verifica realmente na vida do homem como ser social e constituem o que chamamos de mundo moral, ao mesmo tempo procura estudá-los não deduzindo-os de princípios absolutos ou apriorísticos, mas afundando