filosofia
Associação: é uma organização resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas, com ou sem personalidade jurídica, sem fins lucrativos para a realização de um objetivo comum.
Importância: Essas organizações, criadas e dirigidas pela sociedade civil, auxiliam o Estado na consecução de seu objetivo mais importante, qual seja: garantir o pleno exercício da cidadania e da democracia. Em outras palavras: deixando o Estado de realizar atividades essenciais, surgem essas Entidades, que desenvolvem esses trabalhos, mas sempre em benefício da sociedade.
AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E AS ONGS DE EDUCAÇÃO
Corresponde à população de cidadãos, ou esfera privada, e abrange suas variadas formas de organização e expressão com ou sem fins lucrativos, podendo ser legalmente constituídas ou espontâneas e informais. O conceito ganhou conotação política peculiar na América Latina, dos anos 70 para cá. Tornou-se típica da região a expressão sociedade civil organizada, referindo-se ao fenômeno de participação crescente dos cidadãos em assuntos antes exclusivos à esfera pública, na defesa da justiça social e na promoção de causas de interesse geral. Corresponde à população de cidadãos, ou esfera privada, e
No Brasil, desde a conferência mundial da Organização das Nações Unidas ONU , no Rio, conhecida como Eco-92, a imprensa assimilou o termo organizações não governamentais ONGs e passou a empregá-lo como sinônimo de entidades sem fins lucrativos. Ocorre que na América Latina é freqüente identificar como ONG uma classe especial de entidades que se dedica ao desenvolvimento participativo e sustentável e à construção e defesa de direitos. http://www.scielo.br/pdf/cp/n112/16101.pdf ONGs (Organizações não Governamentais)