FILOSOFIA
01 – Exponha a concepção dualista da realidade de Platão.
Para Platão, existem duas realidades diametralmente opostas: o mundo sensível (kósmos horatós, emgrego), correspondente à matéria e composto das coisas como as percebemos na vida cotidiana (istoé, das sensações), as quais surgem e desaparecem continuamente e o mundo inteligível (kósmosnoetós, em grego), correspondente às idéias, que são sempre as mesmas para o intelecto, de talmaneira que nos permitem experimentar a dimensão do eterno, do imutável, do perfeito, e todas asidéias derivem da idéia do bem.
02 – O que é e qual o papel do demiurgo na teoria da realidade platônica?
Na teoria platônica, o demiurgo é uma terceira realidade (nem mundo sensível, nem mundointeligível) que teria operado na criação do mundo, pois tudo o que foi gerado deve ter tido um princípio gerador, isto é, uma causa. Assim, o demiurgo foi uma espécie de “construtor” que buscou as idéias eternas do mundo inteligível como modelo para dar forma à matéria indeterminada.
03 – Qual é a diferença, na teoria das idéias de Platão, entre o mundo das sombras e o mundodas idéias?
De acordo com a teoria das idéias, o mundo das sombras é dominado pelas impressões e sensaçõesadvindas dos sentidos. Nele, tudo é aparência e ilusão, daí, a diversidade das coisas e das opiniões.Por sua vez, o mundo das idéias é dominado pela luz da razão e da sabedoria, que rompe com asaparências e a diversidade ilusória e permite ver o ser absoluto, eterno e imutável.
04 – Analise a dialética platônica.
A dialética constitui o método proposto por Platão para realizar a passagem das aparências àsessências, isto é, para atingir o conhecimento autêntico (epistéme). Equivalente aos diálogos críticosde Sócrates, a dialética socrático-platônica consiste, basicamente, na contraposição de uma opinião àcrítica que dela podemos fazer, ou seja, na afirmação de uma tese qualquer seguida de uma discussãoe negação