filosofia
Giddens,Anthony,Sociologia P. Alegre:Artemed,2005
Página
Trechos
24
24
25
26
26
27
27
27
27
27
27
27
27
28
28
28
28
28
29
29
30
30
31
32
32
33
33
34
34
35
A sociologia é o estudo da vida social humana,dos grupos e das sociedades.É um empreendimento fascinante e irresistível,já que seu objeto de estudo é nosso próprio comportamento como seres sociais.A abrangência do estudo sociológico é extremamente vasta,incluindo desde a análise de encontros ocasionais entre indivíduos na rua até a investigação de processos globais.
A imaginação sociológica,acima de tudo,exige de nós que pensemos fora das rotinas familiares de nossas vidas cotidianas,a fim de que as observemos de modo renovado.
A imaginação sociológica nos permite ver que muitos eventos que parecem dizer respeito somente ai indivíduo,na verdade refletem questões mais amplas.
O conceito de estrutura social é importante na sociologia.Ele se refere ao fato de que os contextos sociais de nossas vidas não consistem apenas em conjuntos aleatórios de eventos ou ações;eles são estruturados ou padronizados de formas distintas.
A sociologia tem muitas implicações práticas para nossas vidas,como enfatizou Mills ao desenvolver a sua idéia de imaginação sociológica.
A sociologia nos permite ver o mundo social a partir de outros pontos de vista que não o nosso.Com freqüência,se compreendemos propriamente como os outros vivem,também adquirimos melhor entendimento de quais são seus problemas.
A pesquisa sociológica fornece ajuda prática na avaliação dos resultados de iniciativas políticas.Um programa de reforma prática pode simplesmente fracassar em realizar o que seus planejadores buscavam ou pode trazer conseqüências involuntárias e desastrosas.
Mais importante,a sociologia pode nos fornecer auto-esclarecimento – uma maior auto