Filosofia
Filosofia não tem uma definição concreta. É uma atividade interrogativa, crítica e reflexiva. É um querer saber para além das aparências, colocar o mundo em causa, é saber pensar, é também a capacidade e a vontade de questionar. Filosofia é a procura de respostas para os problemas e questões comuns a todos. Na filosofia discutem-se e analisam-se sertãs questões. Filosofia deriva da palavra grega “Amor pela sabedoria”. Na filosofia são usados argumentos lógicos, são clarificados conceitos. As questões filosóficas são nossas companheiras constantes e parte de problemas e questões para os quais procura respostas.
As perguntas da Filosofia têm um carater existencial
A filosofia parte de problemas e questões para o qual procura respostas.
Problema/Questão- São dois termos complementares. Uma questão origina respostas sempre discutíveis muitas vezes sem solução, conduzindo a novos problemas e levantando novas questões.
Quando somos pequenos, fazemos inúmeras perguntas filosóficas, questionamo-nos sobre tudo. Em adultos muitos perdem essa capacidade, pois ficamos presos a um conjunto de respostas que damos como garantidas pela segurança que nos transmitem. Possuímos conhecimento mas não possuímos sabedoria.
Questões Filosóficas
Têm um carater existencial
São mais abrangentes, abertas e gerais
Não são questões de facto
São interrogações que permitem diversas repostas, que aspiram à universalidade e à verdade. A sua linguagem é de um nível mais abstrato.
A Filosofia não é uma Ciência
Na Filosofia não há demonstração, observação e experimentação laboratorial.
Filosofia:
É um saber especifico;
O seu objeto de estudo é o todo;
Não é passível de demonstrações validativas;
Tem um método específico, a argumentação.
Os Instrumentos Lógicos do Pensamento