Filosofia
Verminose é uma doença provocada por agentes específicos, denominados parasitas, especialmente Endoparasitas que vivem no interior do corpo do hospedeiro. Constitui-se uma doença freqüente, de difícil controle pelos órgãos públicos, que acomete o ser humano de forma irrestrita. É observada nas crianças e nos adultos, em ambos os sexos, em todas as classes sociais, tanto na zona rural como nas cidades.
As conseqüências decorrentes destas doenças podem representar grande danos à saúde do indivíduo, por vezes até fatais. A prevenção constitui-se a forma mais segura e eficaz contra estas infecções, portanto, as orientações encontradas neste texto são de importância para todos.
Tipos de verminoses:
As verminoses mais freqüentes são: ascaridíase (lombrigas), teníase (solitária), oxiuríase, tricuríase e ancilostomíase (amarelão). Outras menos freqüente também são importantes, principalmente devido ao quadro clínico de alto risco para o paciente, tais como: estrongiloidíase, esquistossomose, bicho-geografico, filariose e hidatidose.
Principais sintomas:
Os principais sintomas relacionados com as verminoses são: cólicas abdominais, enjôo, mudança do apetite, falta de disposição, fraqueza, emagrecimento, tonturas, vômitos, diarréia com ou sem perda de sangue ou fome constante.
Verminose não é somente um problema que afeta pessoas de baixa renda, encontra-se em todas as camadas da população. A conscientização de higiene seria a melhor forma de combater esta grande patologia, além de exigirmos medidas sanitárias mais sérias no saneamento básico, como também treinamento e controle de qualidade nos restaurantes, bares, lanchonetes, agricultura, escolas, produtores de água mineral, filtros de água e tudo que se relacione à veiculação de água e alimentos.
Sintomas generalizados: * Mal-estar, dor de cabeça, vertigem, desconforto e fraqueza podem facilmente serem sintomas de parasitose leve ou moderada; * Dores ao redor do umbigo, principalmente