filosofia
Aluna: Sthefany Rangel Saulnier de Pierrelevée Sá
Turma: 2º E
SISTEMA ENERGÉTICO HUMANO
Gama, 25 de Março de 2014 SISTEMA ENERGÉTICO HUMANO
ATP
Trifosfato de adenosina, adenosina trifosfato ou simplesmente ATP, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. É constituído por adenosina, um nucleosídeo, associado a três radicais fosfatos conectados em cadeia. A energia é armazenada nas ligações entre os fosfatos.
COMO FUNCIONA?
Sua função essencial é armazenar energia para as atividades vitais básicas das células. A molécula de ADP é como uma forma de armazenar energia, quando a célula precisa de energia, ela transforma esse ADP em ATP que é utilizado pela célula para realização do Transporte Ativo, o ADP é transformado em ATP através da cadeia respiratória.
ADP
Adenosina difosfato (ou difosfato de adenosina) é um nucleotideo, isto é, um composto químico formado por um nucleósido e dois radicais fosfatos. Neste caso, compõem o nucleósido uma base purínica, a adenina, e um açúcar do tipo pentose, que é a ribose.
É a parte sem fosforilação da ATP. O ADP é produzido quando há alguma descarboxilação em alguns compostos da glicólise no ciclo de Krebs.
COMO FUNCIONA?
GLICOGÊNIO
O glicogénio (português europeu) ou glicogênio (português brasileiro) é um polissacárido e a principal reserva energética nas células animais, encontrado, principalmente, no fígado e nos músculos. Geralmente também é encontrado nos fungos, sendo neste caso, a principal substância de reserva.
COMO FUNCIONA?
O Glicogênio é a principal forma do ser humano armazenar energia no corpo para executar suas tarefas diárias, através da ligação de moléculas de glicose, gerando melhor estabilidade