filosofia
O capítulo “Modas e modas de nosso tempo” aborda a concepção de moda que como uma linguagem cultural influencia e sofre transformações que se relacionam com a mentalidade de uma determinada época. Nos anos 60 era possível identificar o que uma pessoa achava do mundo, apenas pela maneira de vestir e de expressar suas idéias.
Com o inicio do século XX, em que houve uma grande mudança no modo de vida das pessoas, pode-se pensar em uma economia globalizada. A tecnologia passa a ser uma prioridade, os trens, os automóveis, os bondes e pequenos aviões passam a ter lugar na vida das pessoas. O boom tecnológico não ocorre igualmente em todas as nações como no EUA.
Em 1917 os Estados Unidos declaram guerra à Alemanha, nesse contexto o presidente Woodrow Wilenson impõe metas aos empresários, trabalhadores e agricultores com o interesse de estimular a produção industrial bélica, com o fim da guerra em 1918, o país encontra-se como uma potencia no cenário internacional e, por volta dos anos 20, o momento é de riqueza, em contraste com a Europa.
No fim dos anos 20, milhões de americanos frequentam o cinema, assim nota-se que, a prosperidade passa a ter efeitos culturais. O rádio, o automóvel e o cinema são elementos do “the american way of life” esse modo de vida passa a ter influencia sobre o mundo.
Ao contrário dos Estados Unidos, a Alemanha tenta se recuperar da destruição, agravada pela perda de territórios e dinheiro exigido pelo Tratado de Versalhes. O quadro de destruição na Europa aumenta a ilusão de que não há limites para o crescimento americano.
Após a Segunda Guerra os estadunidenses estão à frente com a tecnologia e lideram toda a