filosofia
( ) Heráclito defendia que para a educação devemos considerar a memória, pois para a erudição, a grande quantidade de instrução é mais importante do que o desenvolvimento da inteligência.
( ) Para Pitágoras o número e a matemática não possuem nenhuma importância na explicação do universo. Quanto ao ensino, Pitágoras defendia a necessidade de desenvolver a inteligência e não a grande quantidade de conhecimentos.
( ) Heráclito defendia que o ensino deveria possibilitar a capacidade de problematizar e desenvolver a inteligência criadora, pois o conhecimento é uma atividade ativa e não pode ser reduzida à memória.
( ) Heráclito não condenava a erudição, mas apenas o ensino que privilegiava a recepção, a valorização demasiada da memória, o ensino enciclopédico. Informe a sequência correta: (Peso: 1)
Nesse trabalho discutiremos as diferenças entre Parmênides e Heráclito, seus conceitos, suas diferenças, especialmente seus pensamentos mais significativos e populares. Tais como as constantes modificações de Heráclito e o ser perfeito de Parmênides
Heráclito procura explicar o mundo pelo desenvolvimento de uma natureza comum a todas as coisas e em eterno movimento. Ele afirma a estrutura contraditória e dinâmica do real. Para ele, tudo está em constante modificação. Daí sua frase "Não nos banhamos duas vezes no mesmo rio", já que nem o rio nem quem nele se banha são os mesmos em dois momentos diferentes da existência. Parmênides, ao contrário, diz que o ser é unidade e imobilidade e que a mutação não passa de aparência. Para Parmênides, o ser é ainda completo, eterno e perfeito.
No período Antropológico ou Socrático temos o destaque da democracia grega. Com base no conjunto de conhecimentos sobre o Período Antropológico ou Socrático, analise as