Filosofia
Tópicos de Filosofia Política II (FAF1059)
Tarefa Obrigatória: Estudo Dirigido
Com base na leitura de John Rawls, “A Justiça como Equidade”, em L. Bonjour & A.
Baker (eds.), Filosofia: textos fundamentais comentados, responda às seguintes questões: 1. Em que consiste o que Rawls chama de “nossa convicção intuitiva no primado da justiça”?
Logo no início da obra Rawls apela à intuição da justiça, a convicção mais forte da inviolabilidade da pessoa diante do interesse da sociedade, e diz que uma teoria da justiça quer expressar e justificar essa intuição. “Esta proposição expressa nossa convicção intuitiva do primado da justiça. Sem dúvida elas são expressas muito fortemente”. Ele também chama as ideias fundamentais da teoria da justiça de intuitivas, opera com a noção intuitiva de estrutura básica, e sugere um método de justificação que dá às intuições uma função epistemológica, pois elas são os fatos que nossa teoria explicaria; apesar disto os “fatos”, por serem intuições, podem ser modificados para se adaptar a nossos princípios, e nossos princípios, por dependerem de nossas intuições, podem ser revistos.
2. Em que consiste, segundo Rawls, uma sociedade?
A sociedade consiste em uma associação mais ou menos autossuficientes das pessoas, em relação uma com as outras, reconhecendo certas regras de conduta obrigatória, na qual parte dela agir de acordo com essas regras. 3. Por que, segundo Rawls, uma sociedade é “tipicamente marcada por um conflito e uma identidade de interesses”?
Segundo Rawls, há uma identidade de interesses, dado que a cooperação social torna-se possível para ter uma vida melhor sem precisar usar seus próprios esforços. Na qual há um conflito de interesses de que as pessoas não são indiferentes, pois no intuito de buscar os seus propósitos, cada uma delas prefere uma parcela tanto maior como menor.
4. O que é, segundo Rawls, uma sociedade bem-ordenada?
Segundo Rawls, uma sociedade está