filosofia
FACULDADE ANHANGUERA DE BRASÍLIA
PSICOLOGIA
Thaísa Cristine R.A: 7086554172
Rayane Soares R.A: 1299682250
Joyce Albuquerque R.A: 7248600238
Pamela Parra R.A: 7475681008
BEHAVIORISMO
BRASÍLIA
09/10/2013
THAÍSA CRISTINE
RAYANE SOARES
JOYCE ALBUQUERQUE
PAMELA PARRA
PSICOLOGIA
BEHAVIORISMO
ARTIGO SOBRE “BEHAVIORISMO” PARA OBTER PONTUAÇÃO NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE ANHANGUERA.
ORIENTADOR: Prof.ª VILMA
BRASÍLIA
09/10/2013
BEHAVIORISMO - O estudo do comportamento
Behaviorismo é a análise do comportamento através de experiências. Segundo Ana Bock em seu livro: Psicologias: Uma introdução ao estudo de Psicologia, este termo foi usado inicialmente por John B. Watson em 1913, quando da publicação de um artigo intitulado: "Psicologia: como os behavioristas a veem”. Behavior significa comportamento, daí o nome behaviorismo para indicar o estudo do comportamento.
O Behaviorismo, como objeto da Psicologia, estuda o comportamento, algo que podemos mensurar observar e reproduzir em variadas condições, e isso transformou a psicologia em ciência, desvinculando-a definitivamente da filosofia, como uma área de estudos separada.
Este atendimento aos termos da ciência se deu por conta da perspectiva funcionalista que Watson defendia na psicologia, ou seja, "buscando a construção de uma psicologia livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos." Ana Bock - Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia.
O termo "comportamento", que vem sendo modificado desde Watson, é entendido como uma interação entre as ações de um indivíduo e seu ambiente, local dessas ações. Ao estudo deste processo damos o nome de Behaviorismo. Em 1945 Skinner, outro grande behaviorismo, sucessor de Watson, determinou como Behaviorismo Radical, a filosofia da ciência do comportamento por meio da análise