filosofia
Centro de Educação a Distância
ATPS – Pedagogia
Disciplina: Filosofia da Educação
Professora. Mariciane Mores Nunes
Tutor á distância: Jeniffer Otoni
Belo Horizonte/Minas Gerais
23 de setembro de 2013
Introdução
A filosofia oferece condições teóricas para a superação da consciência ingênua e o desenvolvimento da consciência crítica, pela qual a experiência vivida é transformada em experiência compreendida, isto é, um saber a respeito dessa experiência.
A importância da Filosofia para a compreensão da sociedade e do mundo em que se vive e as dificuldades de implementação da disciplina no currículo escolar.
A filosofia surge como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e concedê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de ser aprendido pela razão humana.
È de relevante importância para a sociedade e para a sala de aula, uma vez que ela busca o questionamento e o desenvolvimento humano.
A filosofia é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, à mente e à linguagem. Ao abordar esse problema, a filosofia se distingue da mitologia e da religião por sua ênfase em argumentos racionais, por outro lado, diferencia-se das pesquisas cientificas por geralmente não recorrer a procedimentos empíricos em suas investigações. Entre seus métodos, estão a análise contextual, as experiências de pensamento, a argumentação lógica e outros métodos a priori.
Como a filosofia não apresenta resultados consensuais, se torna de difícil aceitação em sala de aula, tanto pelos alunos como por alguns professores, a solução habitual é substituir a filosofia por outra disciplina com nome diferente, como por exemplo, pela historia da filosofia, pelo seu valor literário ou pela sua visão psicológica ou sociológica. O que esta sendo feito de forma equivocada uma vez que na filosofia o estudante tem que