filosofia
13.7. Instalação de Vasos de Pressão
13.7.1. Todo vaso de pressão deve ser instalado de modo que todos os drenos, respiros, bocas de visita e indicadores de nível, pressão e temperatura, quando existentes, sejam facilmente acessíveis.
Os acessórios descritos nesse subitem, que possam exigir a presença do trabalhador para operação, manutenção ou inspeção, devem permitir acesso fácil e seguro por meio de escadas, plataformas e outros em conformidade com as NRs.
13.7.2. Quando os vasos de pressão forem instalados em ambientes confinados, a instalação deve satisfazer os seguintes requisitos:
a) Dispor de pelo menos duas saídas amplas, permanentemente desobstruídas e dispostas em direções distintas.
b) Dispor de fácil acesso e seguro para as atividades de manutenção, operação e inspeção, sendo que, para guarda-corpos vazados, os vãos devem ter dimensões que impeçam a queda de pessoas.80
NR-13 Manual Técnico de Caldeiras e Vasos de Pressão
c) Dispor de ventilação permanente com entradas de ar que não possam ser bloqueadas.
d) Dispor de iluminação conforme normas oficiais vigentes.
e) Possuir sistema de iluminação de emergência.
Os itens deste subitem referem-se ao local onde está instalado o vaso de pressão. Dessa maneira, o item
“a” prescreve que a área de processo ou ambiente onde esteja instalado o vaso de pressão deva possuir duas saídas em direções distintas. Objetiva-se, dessa forma, evitar que, ocorrendo um vazamento, incêndio ou qualquer outra possibilidade de risco aos operadores, estes não fiquem cercados pelo fogo ou vazamento, dispondo sempre de uma rota de fuga alternativa.
Deverá ser entendido como sistema de ilumina- ção de emergência, todo sistema que, em caso de falha no fornecimento de energia elétrica, consiga manter adequadamente iluminado os pontos estratégicos à operação do vaso de pressão. São exemplos desses sistemas: lâmpadas ligadas a baterias que se autocarregam nos períodos de