Filosofia
Os gregos não acreditavam mais nos contos mitológicos da época, eram histórias distantes da realidade. Percebendo isso, os eles inventaram a filosofia, pela necessidade de conhecer melhor o mundo, buscando respostas reais com fundamentos em argumentos concretos que explicassem coisas do nosso dia a dia, por exemplo: política, cultura, religião, etc. A filosofia não nasceu apenas de mentes brilhantes, mas também de mentes curiosas, dispostas a saber o que estava acontecendo, proporcionando a todos, uma resposta com verdade universal.
2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
A filosofia no senso comum é compreensão dos fatos baseando-se apenas na vivência da sociedade e não em fatores científicos, nem reais. O senso comum utiliza-se de crenças e religiões, e se baseia em hipóteses, tentativas e erros.
Para os gregos, a filosofia é amizade pela sabedoria, amor pelo saber. O tempo foi passando e hoje em dia, para algumas pessoas a filosofia é a busca constante por respostas sobre o cotidiano, que nem sempre tem uma resposta concreta.
3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?
Podemos dizer que a filosofia e a ciência moderna tem em comum a busca por conhecimento, a busca por soluções racionais utilizando métodos de pesquisas e argumentos também racionais.
Elas se diferem porque a filosofia busca o conhecimento por observações do cotidiano, da sociedade e o mundo ao redor. Já a ciência, busca o conhecimento através de experimentos. Além disso a filosofia se questiona “Por que?” e “O que é?”, e a ciência