filosofia
Trabalho de filosofia
Trabalho, Política para quê ?
Prof. Roberto
São Paulo
2013
A Filosofia política
Na conversa diária, usamos a palavra política em vários sentidos. Por exemplos, para alguém muito intransigente aconselhamos ser “mais político”; referimos-nos também à “política’’ da empresa, da escola ou da igreja.desse modo podemos entender a política como luta pelo poder:a conquista, a manutenção e a expansão do poder . ou refletir sobre as instituições políticas por meio das quais o poder é exercidos.
Poder e Força
Poder é a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupo humanos. O poder supõe dois polos: o de quem exercer o poder e o daquele sobre o qual o poder é exercido.
Estado e legitimidade do poder
Embora a força física seja condição necessária e exclusiva do estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder ele precisa ter legitimidade, que se configura pelo consentimento dos governados.
Os diversos princípios de legitimidade de poder
Nos estados teocráticos , o poder legítimo vem da vontade de deus.
Nas monarquias hereditárias, o poder é transmitidos de geração a geração.
Nos governos aristocráticos, apenas os melhores exercem funções de mando
Na democracia, o poder legítimo nasce da vontade do povo.
A institucionalização do poder
Com o fortalecimento das monarquia nacionais, o Estados passou a deter a posse de um território e tornou-se apto para fazer e aplicar as leis,recolher impostos,ter um exércitos.
A institucionalização do Estados, o governante não mais se identifica com poder, mas é apenas o depositário da soberania popular.o poder legítimo é,portanto,um poder de direito, que repousa não mais na violência nem no privilegio de classe, mas no mandato popular.