Filosofia
A palavra sustentabilidade passou a ser utilizada com muita frequência de alguns anos para cá. apesar do seu uso contumaz, ainda não sabemos exatamente se é possível implementá-la, principalmente sob a ótica que a maioria das pessoas que a empregam imaginam o que ela seja ou signifique.
Entendo que a sustentabilidade esta fortemente ligada ao processo de envolvimento de uma sociedade ambientalmente harmoniosa, socialmente ética, economicamente livre e igualitária. Acredo numa outra forma de organização, em qualidade de vida baseada em valores éticos e princípios de cooperação. São essas iniciativas e projetos que trarão transformação comunitária e ambientes mais favoráveis para esta geração e a vindoura. Além das esferas ambientais, socias e economicas a sustentabilidade esta intimamente ligada a uma visão de mundo holística e uma percepção universal ampla da chamada realidade, do forte vínculo com um próposito e da responsabilidade com a grande mãe terra.
Procurar ações que visam esta perspectiva é contribuir com um futuro mais livre, livre de ódio, competição, depressão, amargura, mentira, violência, pobreza espiritual, miséria moral e etc. Pois são ações que buscam harmonia, sustentabilidade, cooperação que traram melhores ventos para nossos filhos.
Vivemos hoje dentro de um sistema em crescimento linear, com uma trajetória ascendente de produção e consumo. produzimos cada vez mais e consumimos cada vez mais. são bens não palpáveis, como a energia elétrica e gases combustíveis, são alimentos, são objetos de uso pessoal de todas as formas, são materiais de construção e uma infinidade de outros.
Não haveria qualquer problema se nosso planeta fosse um sistema aberto, e não finito como é. Imagine-se a bordo de um navio cruzando o atlântico, com muitas pessoas lhe fazendo companhia e com comida, combustível e água suficientes para um mês, calculando que cada pessoa consuma um número x por dia na