filosofia
Índice do Artigo
Filosofia Antiga
Pré Socrático
Socrático
Sistemático
Helenistico
Todas Páginas
Século VI a.C. a século VI d.C.
Propõe-se início pela Grécia homérica, correspondente aos 400 anos narrados pelo poeta Homero, em seus dois grandes poemas, Ilíada e Odisséia;
Em 479 a.C. com a vitória dos gregos sobre os persas, consolida-se a democracia em Atenas. A ideia de "homem" passa a ser identificada com a concepção de “cidadãos da pólis". As preocupações e especulações filosóficas concentram-se, a partir desse momento, não mais na relação do homem com a natureza, como ocorria nos pré-socráticos. O que importa agora é a relação entre seres humanos: a vida social.
Sócrates (469-399 a.C.) é tradicionalmente considerado um marco divisório da história da filosofia grega. Por isso, os filósofos que o antecederam são chamados pré-socráticos e os que o sucederam de pós-socráticos. Sua filosofia era desenvolvida mediante diálogos críticos com seus interlocutores. Esses diálogos podem ser divididos em dois momentos básicos: a ironia (interrogação) e a maiêutica (concepção de ideias). Os principais representantes do período pós-socrático: Platão e Aristóteles.
* Mitologia Grega: Mito, Rito e Religião, Réia ou Cibele, Apolo, Marte, Vênus (Afrodite), Hércules, Jasão e Medéia, Perseu e Medusa, Édipo, Divindades do Mar, Zeus, Baco, Psique, A Primeira Geração Divina, A Segunda Geração Divina, Deuses Gregos e Romanos, A Grécia e a Chegada dos Indo-europeus, O Caos, Monstros Modernos, Minerva, Cupido, Ulisses, A Guerra de Tróia, Pã, Prometeu e Pandora, Mercúrio, Vulcano.
Os períodos da Filosofia não correspondem exatamente a essas épocas, já que ela não existe na Grécia homérica e só aparece nos meados da Grécia arcaica. Entretanto, o apogeu da Filosofia acontece durante o apogeu da cultura e da sociedade gregas; portanto, durante a Grécia clássica.
Os quatro grandes períodos da filosofia grega, nos quais seu conteúdo muda e se