Filosofia
FILOSOFIA NA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE.
É sabido que filosofia é formada por duas palavras gregas, “filo” que quer dizer amor ou amizade e “Sofia” que quer dizer sabedoria ou conhecimento. Filosofia, portanto seria amor pelo conhecimento e pela sabedoria.
Refletindo sobre a imagem de, Auguste Rodin, Le Penseur. (o pensador) podemos dizer que a filosofia é um campo de conhecimento que trata de conceitos que usamos no dia--dia e, portanto torna-se uma necessidade humana básica, na medida em que precisamos lidar de maneiras reflexiva com os desafios e conflitos impostos pela vida, neste caso, entendemos que o objeto da filosofia é a reflexão, isto é, o movimento do pensamento que por sua vez nos permiti elaborar os significado mais profundo da sua existência.
A filosofia é, portanto uma construção da razão humana que parte de uma mente firme da experiência para assim poder justificá-la, portanto sabemos que o papel fundamental da filosofia é questionar e compreender, mas sabemos que isto não é uma tarefa fácil, visto que vivemos em um mundo pragmático, voltado para as coisas praticas e solução imediata e por isso nem sempre é possível compreende-la, contudo, ela é necessária.
No entanto a filosofia não é uma disciplina baseada na experiência, como a história ou a física. É uma disciplina a priori ou que se faz pelo pensamento apenas. Não usamos laboratórios, estatísticas, observações telescópicas ou microscópicas. . A filosofia ocupa-se de problemas que se caracterizam, entre outras coisas, por não serem susceptíveis de serem estudados recorrendo a metodologias empíricas nem formais. Em termos mais positivos, os problemas da filosofia caracterizam-se por terem um caráter eminentemente conceptual.
Assim, os problemas da filosofia têm um caráter fortemente conceptual no sentido em que não parecem susceptíveis de qualquer tipo