Filosofia
Para Weber o caráter particular e específico de cada formação social e histórica deve ser respeitado. O conhecimento histórico, entendido como a busca de evidências, torna-se um poderoso instrumento para o cientista social.
Qual o objeto de estudo da sociologia para Weber e qual a crítica que ele faz a Durkheim?
Seu objeto de estudo é a ação social. Para Durkheim as ações humanas são consequências de fatores externos, mas para Weber, ao contrário, as forças externas só tem efeito se o indivíduo for motivado a tal ação.
Qual a crítica que ele faz a sociologia positivista?
Weber rejeita a maioria das proposições positivistas, como o evolucionismo, a exterioridade do cientista social em relação ao objeto de estudo e a recusa em aceitar a importância dos indivíduos e dos diferentes momentos históricos na análise da sociedade.
Weber entende que a tarefa do cientista é descobrir os sentidos da ação social. Discorra.
O cientista parte de uma preocupação com significado subjetivo, ele tem que ir a busca da maior objetividade dos acontecimentos, não devendo ser dificultada pelas crenças e ideias pessoais. Sua meta é compreender, buscar os nexos causais que deem o sentido da ação social.
Como Weber entende a neutralidade científica?
Para o sociólogo, o cientista, como todo indivíduo em ação, também age guiado por seus motivos, sua cultura e tradição, sendo impossível descartar-se de suas prenoções como propunha Durkheim.
Por meio do instrumento de analise que Weber chamou de tipo ideal, o que foi proposto por ele?
Trata-se de uma construção teórica abstrata a partir de casos analisados, ou seja, conceitos sociólogos construídos interpretativamente. O conceito, ou tipo ideal, é previamente construído e testado, depois aplicado a diferentes situações.
Quais os princípios que Weber aborda na ética protestante e o espírito do capitalismo?
A relação entre religião e sociedade se dá por intermédio de