Filosofia
1) EXPLIQUE a seguinte afirmação a respeito do pensamento durkheimiano “a sociedade prevalece sobre o indivíduo, impondo a ele as normas gerais de conduta social”.
De acordo com a afirmação de Durkheim a sociedade cria uma imagem e atribuem valores, regras e formas de pensar e agir coletivos. Para ele, a vida em sociedade tem um sentido muito mais amplo do que simplesmente relação social, as maneiras de agir e de ser dos indivíduos são determinadas, por regras sociais exteriores e superiores a eles.
2) EXPLIQUE o conceito de "fato social" para Durkheim.
Segundo Durkheim “fato social”, quer dizer a maneiras de agir, do pensar e do sentir de cada indivíduo é uma maneira de experimentar uma realidade independente, deixando de lados “os achismo”. Para o filosofo esses atos constituem o objeto de estudo da sociologia, pois decorrem da vida em sociedade.
3) EXPLIQUE os conceitos de solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.
Solidariedade mecânica é constituída por um sistema pré-capitalista onde os membros da sociedade estão unidos por laços de parentesco, religião, tradição e costume. Permanecem em geral independente e autônomo em relação à divisão do trabalho.
Solidariedade orgânica é constituída por um sistema capitalista, onde a acelerada divisão de trabalho leva o individuo a se tornar interdependente com isso garante a união social. Por causa das necessidades e trocas de serviços, os indivíduos se tornam mutuamente dependente, onde cada um especializa em uma área e desenvolve maior autonomia pessoal.
4) Para Durkheim os fatos sociais se caracterizam pela coercitividade, exterioridade e generalidade. EXPLIQUE cada uma destas características e EXEMPLIFIQUE.
Coercitividade: são fatos que exercem forças sobre os indivíduos, fazendo com que eles obedeçam às regras sociais, para que não seja punido. A não obediência dessas leis traz sanções previstas para cada situação de desobediência e ocorre de duas formas coesão legal e