Filosofia
Logo no inicio da lição a professora Ana Paula Bandeira pediu à delegada de turma, a aluna Ana Mendes que utiliza-se o cartão da turma para tirar fotocópias, pois estas iriam ser utilizadas durante a aula.
Posteriormente a professora anotou que os alunos, Carlos Silva nº6 e Nadine Sousa nº21 não se encontravam presentes.
De seguida foi ditado o sumário da aula, que foi o seguinte:
* O aluno Carlos Salgado não trouxe o relatório da lição anterior comprometendo-se em trazê-lo na próxima aula. * Intenção ética e norma moral. * Análise e interpretação dos textos complemetares 1 e 2 das fotocópias. * Distinção conceptual entre moral e ética. * Trabalho prático.
Antes de ser iniciada a análise dos textos complemetares das fotocópias, a professora alertou os alunos para os erros cometidos nos testes, nomeadamente a aluna Ana Rita Faustino por não ter atenção às versões dos testes e também à aluna Carina Marques que não terminou o teste, deixando várias perguntas por realizar.
Acrescentou ainda que poucos alunos sabiam o que era a hiearquia dos valores, e por isso haviam bastantes testes com notas baixas.
De seguida iniciou-se a leitura e análise do texto complementar 1, no qual a aluna Andreia Diogo se ofereceu para ler.
Foi pedido para que fosse sublinhado a frase: “ essa pessoa não possuí princípios, age oportunisticamente, consoante as vantagens que possa auferir;” esta frase diz respeito aquilo que pode significar dizer “ essa pessoa não possui ética”, ou seja, age de acordo com os seus interesses e com as vantagens que pode colher da sua acção.
Desta pessoa não se pode esperar um comportamento coerente e previsível, esta afirmação diz respeito aquilo que se pode esperar de alguém, pois quando uma pessoa possui valor ético, sabemos o que podemos esperar do comportamento dessa pessoa, pois esta vai agir de acordo com os seus princípios éticos