Filosofia
Oportunidades na Internet * Empresas pontocom: há necessidade de um plano de negócios sustentável, que gere empregos, novas formas de fazer negócio, inovando e promovendo o crescimento do país sem especulação.
Modelos de negócios na WEB 1. Intermediação de negócios
2.1. Portais verticais – ambiente de segmento específico; guia de compras, diretório de produtos e fornecedores, classificados, notícias de produtos, comunidade de profissionais. Pode oferecer leilão convencional ou reverso. 2.2. Compra coletiva – unir compradores e organizar um pedido de alto volume; o intermediador fica com parte do lucro. 2.3. Distribuidor – criação e gerenciamento de catálogos de produtos de grandes fornecedores, funciona para transações entre empresas (B2B), reduzindo custos, facilitando a comparação entre preços e produtos. 2.4. Shopping virtual – hospeda/reúne várias empresas num mesmo site. Sua fonte de receita: taxas da loja, de manutenção, de hospedagem, de transações (p.e., Mercadolivre). 2.5. Sites de comparação – reúne ferramentas especializadas em coletar e comparar preços de produtos e serviços (p.e., BuscaPé). 2.6. Leilão – automatiza e conduz processos de leilão. Cobra taxa do vendedor (eBay, Arremate ou Onsale). 2.7. Leilão reverso – baseia-se na demanda e não na oferta – o comprador diz o que quer e quanto pode pagar; o resto fica por conta do site. 2.8. Classificados – geralmente pertence a uma empresa da mídia. Cobra taxas por anúncio ou por transação (GuiaMais). 2.9. Sites de permuta – não envolve dinheiro, mas troca. Cobra taxa das duas partes que efetuarem transações.
2. Comercialização de propaganda
Sites de conteúdo com alta visitação, permitindo valores mais altos para a cobrança de propagandas. Ferramentas de busca também fazem parte desse negócio (Uol, Terra, Globo etc).
3. Mercado Virtual Construção de