Filosofia
Mais Valia, Alienação Do Trabalho Fetichismo
Turma: 1º Processos Gerenciais
Definir e relacionar os seguintes conceitos com o filme “Tempos Modernos”.
• Alienação: A alienação voltada para a questão da divisão do trabalho entrou na questão onde o fruto de seu trabalho passa a não lhe pertencer, indo para as mãos dos capitalistas. Isto se deu a partir do momento em que os operários passaram a adentrar para o chão de fábrica, ou seja, produzirem e entregarem aos patrões. A Alienação traz consigo a perda da dignidade humana provinda da Mais Valia, pois perdemos a capacidade de escolha.
• Fetichismo da Mercadoria: E o desejo compulsivo de consumo das coisas que é chamado de fetichismo da mercadoria, no fetichismo dentro do ambiente de trabalho a mercadoria tem mais valor do que o próprio funcionário que a produz, prova é que a sua remuneração muitas das vezes não é nem o valor de um bem produzido.
Relacionando os temas com o filme:
A Mais Valia é mostrada no filme, nos momentos em que o dono da empresa chama pelo “encarregado” e pede para ele aumentar a velocidade das máquinas e privando os funcionários de ter pausas para descanso (como no momento em que Chaplin foi fumar no banheiro) porque com isto ele terá a produção do funcionário por todo o tempo em que ele estiver no seu posto...
A Luta de Classes
[pic][pic]Pretendendo caracterizar não apenas uma visão econômica da história, mas também uma visão histórica da economia, a teoria marxista também procura explicar a evolução das relações econômicas nas sociedades humanas ao longo do processo histórico. Haveria, segundo a concepção marxista, uma permanente dialética das forças entre poderosos e fracos, opressores e oprimidos, a história da humanidade seria constituída por uma permanente luta de classes, como deixa bem claro a primeira frase do primeiro capítulo d’O Manifesto Comunista:
A