Filosofia
A Filosofia é o princípio de todo o saber, o fundamento de qualquer conhecimento. É através dela que as Ciências e as Artes garantem sua fundamentação e confiabilidade. Então, o trabalho da das ciências e das artes pressupõem, como condição, o trabalho da filosofia, mesmo que os cientistas e artistas não sejam filósofos.
A Filosofia não é uma construção arbitrária de um pensador isolado. É um somatório lento e progressivo de todas as civilizações e culturas, do que elas têm de mais apurado, de mais escolhido, de mais seleto, nos domínios das do pensamento abstrato e nos campos de todas as ciências e artes.
Ela tem a tarefa criadora de nos levar a uma posição esclarecida perante a vida e o mundo e a um relacionamento compreensivo com o homem e a sociedade.
Filosofia é a busca incessante da sabedoria, baseada na verdade e na consciência do respeito por si mesmo e pelos outros. É um projeto de transformação pessoal, movido pelo sendo crítico do homem.
A busca da sabedoria e da verdade é também a busca da perfeição, do equilíbrio e da harmonia.
A sabedoria é contínua e individual e tem como princípio uma virtude rara e difícil, a humildade, que levará a verdade e nos libertará.
Contexto histórico
A Filosofia não só tem uma história, mas consiste nesta própria história.
Se pretendesse definí-la, se verificaria que a definição jamais poderia compreender ou abranger todo o definido, que por ser um processo que transcorre no tempo, mostra-se refratário a qualquer tentativa de imobilização no seu conceito.
A filosofia apresenta características particulares que corresponde às estruturas econômicas, políticas e sociais do momento histórico.
A filosofia é histórica não só porque os problemas pelos quais reflete lhe são apresentados pela história, mas porque essa própria reflexão exerce dentro do tepo e sobre ele exerce influência. O filósofo pensa no interior da própria história quando conclui a construção do seu sistema