filosofia - o problema do conhecimento
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 03
1 – O PROBLEMA DO CONHECIMENTO 04
1.1 – Atitude Filosófica 05
1.2 – Conhecimento do Senso Comum 05
1.3 – Conhecimento Científico 06
1.4 – Conhecimento Filosófico 06
1.5 – Diferentes Formas do Conhecimento 07
1.5.1 – Empirismo 07
1.5.2 – Racionalismo 07
1.5.3 – Dialética 08
1.6 – Método Lógico 09
1.7 - Método do Pensamento 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
Por que estamos aqui? De onde viemos? Para onde vamos? Qual é a minha verdadeira missão? Por que sou assim e os outros são de outro jeito? ...
Na história do mundo essas dúvidas sempre foram objeto de reflexões, temores, confrontos, desespero, etc. E as Ciências, as Artes, as Religiões e todas as correntes tentam se aprofundar nestas respostas. Com a Filosofia não poderia ser diferente, ela procura sempre a reflexão, não se acomodando com as respostas pré-concebidas, mas buscando a verdade.
Neste contexto, todo aquele que se dispõe seriamente a investigar o que é a filosofia defronta-se com uma verificação desconcertante: ao contrário de outras formas de conhecimento ou de interpretação da realidade, que se desenvolvem seguindo princípios e métodos aceitos com quase perfeita unanimidade por seus respectivos especialistas, a Filosofia começa exatamente por tornar problemática sua própria natureza e discutíveis seus procedimentos de investigação.
Desta forma, o estudo aqui exposto, tratará do tema referente ao problema do conhecimento, com suas diferentes formas e métodos, bem como com a compreensão e o despertar da atitude filosófica, pois nós, enquanto aprendizes, não podemos esperar que as coisas aconteçam por si próprias, não podemos aceitar que nos ditem as regras e as ideologias, sem questioná-las, sem partir para uma reflexão mais profunda, à procura de soluções que dignifiquem a vida humana, em todas as esferas da sociedade.