Filosofia O Movimento Sofista
12/Dezembro/2014
Filosofia
O movimento Sofista
Francisco Melo - Nº8 - 10ºD
Índice
Índice------------------------------------------------------------- 2
Introdução-------------------------------------------------------- 3
Desenvolvimento------------------------------------------------ 4 - 7
Conclusão----------------------------------------------------------- 8
Imagens------------------------------------------------------------- 9
Bibliografia-------------------------------------------------------- 10
Introdução
O objectivo deste trabalho, é relacionar a matéria que está a ser leccionada nas aulas de Filosofia, com o contexto político, social e cultural do século V a.C., com as principais teses dos principais Sofistas assim como identificar também a relação que existia entre Sócrates/Platão e os Sofistas, procurando perceber a razão destes filósofos serem considerados os “pais” da filosofia Grega e Ocidental.
Qual é o significado de Sofista?
Sofista -> Palavra originária do grego “sophistes”, derivada das palavras “sophia” e “sophos”, que significam "sabedoria" ou "sábio". O sofista (mestre de sabedoria), aquele que se dedica aos ensino educacional e conferencial, em várias cidades-estado.
Os Sofistas não possuíam uma morada fixa, aproveitavam as ocasiões em que cidadãos se reuniam em grande número, para mostrarem os seus dotes a nível da retórica e da teoria. Possuíam um ensino itinerante e remunerado. Dizia Platão, na sua obra, que os sofistas não têm como principio a obtenção da resposta certa, mas que se preocupavam principalmente em conseguir que todas as pessoas estivessem de acordo com eles e com a sua maneira de pensar, opinando por isso que era uma prática abominável. Daí, Xenofonte defendia que “ os Sofistas só falam e escrevem para enganar, para enriquecer, não sendo úteis a ninguém”.
Principais Sofistas e suas principais teses
Contexto político, social e