Filosofia - o conhecimento
O sujeito que conhece apreende o real pela razão, pelo discurso
INTUIÇÃO:
É o ponto de partida do conhecimento que está dentro de todos nós, embora nem todos saibam utilizá-la.
O físico Albert Einstein, considerado o maior intuitivo da história, enfatiza o valor do potencial intuitivo. Para ele, a matemática era pura intuição (razão), inclusive afirma que a teoria da relatividade, lhe foi revelada por meio da intuição.
3 tipos:
INTUIÇÃO SENSÍVEL: é o conhecimento dado pelos órgãos dos sentidos: cores, sabores, odores, paladares, texturas, dimensões. Ex.: sentimos que faz calor, vemos que o sapato é rosa, ouvimos o som do violão.
INTUIÇÃO INVENTIVA: do sábio, do artista, do cientista quando descobrem uma nova hipótese.
INTUIÇÃO INTELECTUAL: é a intuição com uma base racional, por exemplo na intuição sensível é sentido o odor de uma margarida e de uma rosa, na intuição intelectual você difere os odores.
CONHECIMENO DISCURSIVO
É aquele que se dá por meio de conceitos, conjunto de idéias, juízos e raciocínios que levam a uma conclusão.
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaaaaaa a a a a aa a aaaaaaaaa a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a a IFJDFISDF DFDSFKLD DFSFDLKXCNVSF DFOIJSDFM PFKSDFK DFOJDFDPF FNKDF D F KD KDMFSDP FKDMF DKF SF LGMDS KDFJMDLFD SOLFKMDSN OVLSDMFDM OLSDJFMDS FKDLNFS FP IFJDFISDF DFDSFKLD DFSFDLKXCNVSF DFOIJSDFM PFKSDFK DFOJDFDPF FNKDF D F KD KDMFSDP FKDMF DKF SF LGMDS KDFJMDLFD SOLFKMDSN OVLSDMFDM OLSDJFMDS FKDLNFS FPIFJDFISDF DFDSFKLD DFSFDLKXCNVSF DFOIJSDFM PFKSDFK DFOJDFDPF FNKDF D F KD KDMFSDP FKDMF DKF SF LGMDS KDFJMDLFD SOLFKMDSN OVLSDMFDM OLSDJFMDS FKDLNFS FPIFJDFISDF DFDSFKLD DFSFDLKXCNVSF DFOIJSDFM PFKSDFK DFOJDFDPF FNKDF D F KD KDMFSDP FKDMF DKF SF LGMDS KDFJMDLFD