Filosofia e ética
Professora: Elizabeth Furtado
Atividade III
1. Leia e analise o texto em que se fala da relação entre ética e política, e, tendo em conta a situação atual, discuta as possibilidades e as dificuldades de combinar a ética com a política.
R) Começo usando a citação de Maquiavel e outros liberais e socialistas da filosofia ocidental moderna que são unanimes em afirmar: não é possível a ética na política, simplesmente porque, como dizia Maquiavel com muita simplicidade: os políticos não podem ser bons moralmente porque os seres humanos como tais, como cidadãos, ou simplesmente como seres humanos, fora da política, não são bons. Ou seja, inevitavelmente, os políticos não podem ser bons porque representam os interesses conflituosos dos homens em sociedade. Já na idade antiga, Sócrates e Platão sustentaram a tese que ética e política devem combinar, de outra forma já na idade média pensadores e políticos defendia que política e ética era impossível de combinar. Falar de ética e política é nos remeter também a palavra poder, e juntando os três conceitos no fazem lembrar de coisas ruins. Algumas pessoas não gostam de política e mesmo assim, são antiéticos, detestam a ideia de poder. Para pessoas assim, o poder é algo sempre prejudicial para as pessoas que são sujeito a ele, e que para se chegar ao poder o caminha mais curto é através da política, e que a ética é incompatível com a política e com o poder.
A política deveria ser onde se desenvolve a ética, pois a discussão política gera as normas morais. A promoção da discussão política em diversos locais da sociedade, principalmente nas escolas e famílias, certamente gerará valores para que se refine as opiniões. A educação dos cidadãos pode incluí-los de tal forma a elevar a exigência de qualidade política, e até mesmo fazê-los tomar as rédias e determinar os rumos. Os novos meios de comunicação podem ser o catalisador dessa aurora política de uma sociedade esclarecida.
Fonte: